A Comunicação e seus Melindres

Já aconteceu você falar “uma coisa” e entenderem “outra”?

Se já passou por isto, reflita numa destas três opções o melhor a ser feito:

1] ficar com sua razão;
2] esclarecer bem [e logo] seja lá o que for ou,
3] deixar como está, afinal cada um sempre pensa o que quer.

Todas parecem boas saídas, mas existe uma quarta opção chamada técnica da “VALIDAÇÃO“.

Nela você precisa apenas ter a sensibilidade de saber aquilo que é realmente importante logo que diz ou ouve alguém falar.

Exemplo: papeando, você conta que gosta de pensar sobre as questões da existência porque acredita em outras vidas. Ao ouvir isso, a pessoa pode ‘entender’ que você disse que acredita em ET!

Ou seja: você disse algo e ela entendeu bem diferente!

Com aquelas três primeiras opções você poderia até perder o amigo ou emprego, mas utilizando a validação, tudo pode ‘dar bom’!

E como faz?

ESTEJA NO MOMENTO [no agora da situação], ATENTO ao que diz e ao que escuta e, então, no instante em que algo importante for dito, pontue logo e em mais detalhes o que representa para você – ou pergunte à pessoa o que ela quis de fato dizer. ESTE É O SEGREDO!

Diferente de falar: ‘acredito em vida após a morte’ e a conversa rumar ao acaso, você pode dizer: “Gosto de pensar as questões da existência e sempre faço leituras do tema para poder conhecer mais sobre isto que intriga tanta gente. O que você acha disto?”.

Pronto!

Você disse algo que lhe atrai, conta que estuda sobre o assunto e pede a opinião de quem te ouve – VOCÊ VALIDA A PESSOA – e então ela diz o que pensa e você não deixa algo importante ‘flutuando’ no imaginário dela.

Percebe a diferença?

POR ESTAR CONSCIENTE SERÁ MAIS FELIZ!

Lembre-se: é a qualidade da energia que você emprega para qualquer ação, objetivo ou relacionamento que faz toda a diferença!

Viver com entusiasmo e prazer é o mesmo que estar a favor da vida – guarde isto em seu coração e coloque este olhar em tudo que faz para ser feliz desde já!