Tem contrato na Psicoterapia Clínica?

Na Psicologia, o contrato é comumente firmado entre o paciente e o psicólogo, estabelecendo as expectativas, responsabilidades e limites do relacionamento terapêutico.

Importante: Cada paciente tem necessidades individuais, mas deve seguir diretrizes e regras básicas para garantir a eficácia, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. São elas:

Diretrizes:

1 – Abertura e Comprometimento: esteja disposto para participar ativamente das sessões e comprometa-se com o processo, incluindo atividades ou exercícios sugeridos. A aplicação dos insights oferecidos pode aprofundar e facilitar significativamente seu autoconhecimento.

2 – Autocuidado: entre as sessões, priorize cuidar de si e utilizar as estratégias de coping, através dos métodos e habilidades indicados para lidar com o estresse e adversidades, superando-os de forma eficaz, com bem-estar emocional e adaptando-se aos desafios e mudanças na vida. Busque suporte emocional tanto em sua rede de apoio quanto com o psicoterapeuta, quando necessário. 

3 – Autorreflexão: observe padrões de comportamento e pensamento com disposição para refletir sobre si e suas experiências entre as sessões.

4 – Comunicação aberta: qualquer preocupação, dúvida ou desacordo deve ser expresso aberta e respeitosamente durante as sessões.

5 – Honestidade: seja aberto e honesto durante as sessões, compartilhe pensamentos, sentimentos e preocupações de forma genuína – essa espontaneidade é essencial para seu progresso. Qualquer dificuldade ou preocupação que surja durante o processo psicoterápico deve ser comunicada ao psicólogo.

6 – Persistência: a psicoterapia pode incluir momentos difíceis, desafiadores e de resistência. Esteja pronto para enfrentá-los e continuar trabalhando em sua jornada de autoconhecimento, mesmo quando sua mente sugerir o contrário e sentir vontade de desistir. Os benefícios de superar esses desafios são sempre muito gratificantes.

7 – Os limites: Entender os limites e a natureza do relacionamento com o profissional, que é amistosa e cordial.

8 – Confidencialidade e Sigilo: respeite a privacidade do espaço terapêutico e evite discutir sobre as sessões com outras pessoas, a menos que tenha o consentimento prévio do profissional. O que é dito entre paciente e psicólogo se restringe ao ambiente do consultório, salvo em caso de necessidade a ser avaliada pelo profissional.

Regras:

1 – Respeito: o psicólogo, outros pacientes e o ambiente psicoterapêutico devem ser respeitados como um todo, incluindo ouvir atentamente, evitar interrupções (também em psicoterapia de grupo) e tratar todos com consideração e gentileza.

2 – Distração e interrupção: celular, relógio e aparelhos diversos devem permanecer desligados durante o atendimento.

3 – Frequência e duração das sessões: em geral encontro semanal de 50 minutos. Cada pessoa tem uma história, por isso frequência e duração dependerão do momento do paciente, podendo haver indicação de mais sessões por semana, de mais de um horário, conforme a necessidade. 

4 – Pagamento: o valor acordado é pago com antecedência às sessões via transferência bancária e envio do comprovante. É comum o paciente pagar sessões antecipadas com a finalidade de se comprometer ainda mais ao processo.

5 – Pontualidade: compareça aos encontros com cinco minutos de antecedência e avise em caso de eventual atraso. Procure estar alimentado e com roupa confortável.

6 – Ausências: devido à natureza do processo psicoterápico, é importante evitar ausência ou faltas. No entanto, se necessário, avise com pelo menos 24 horas de antecedência para possibilitar o remanejamento da sessão dentro da mesma semana. 

7 – Cancelamentos ou faltas de última hora são cobrados. Uma falta acarreta diversas consequências, como interrupção do planejamento, possíveis resistências cristalizarem-se e impactos significativos no processo psicoterápico. Além disso, representa perda financeira para o profissional, que se comprometeu e não terá tempo para realocar o horário para outro paciente, afetando também sua programação financeira. Ao pagar por uma falta, o paciente reflete sobre vários aspectos, incluindo empatia, respeito e valorização do tempo de ambos e conscientização sobre o respeito ao tempo de todas as pessoas, estimulando ao compromisso e comparecimento. Em caso de urgência ou emergência comprovadas, o psicólogo pode decidir cobrar metade do valor da sessão.

8 – Aviso prévio para Interrupção do Processo: existem situações que podem influenciar o desejo pela interrupção, como pressa em alcançar os objetivos, falta de conexão ou insatisfação que dificultam o progresso, bem como mudança na condição financeira ou endereço, seja por emprego ou mesmo de cidade. Embora a interrupção não seja comum ou recomendada, ao sinalizar o desejo de interromper, é estabelecido prazo de um mês para que sejam verificados cuidadosamente os motivos que podem estar dificultando a continuidade e o sucesso do trabalho. Durante esse período, muitas vezes é possível encontrar soluções para preocupações e problemas ou preparar referências para outros profissionais e recursos de apoio, se necessário.

9 – Reajuste do valor acordado – anual (em janeiro).

Papel e responsabilidades do psicólogo:

1 – O bem-estar do paciente é prioridade. Em casos de dificuldades financeiras, trabalharemos juntos para buscar soluções viáveis em colaboração mútua.

2 – Oferecer apoio emocional, insights, orientação e feedback para diversas situações como transtornos de ansiedade, depressão, trauma, luto, dificuldades nos relacionamentos, compulsões, síndromes e outros desafios emocionais.

3 – Identificar objetivos que o paciente deseja alcançar, destacar a subjetividade do processo na exploração das questões comportamentais, emocionais e psicológicas, bem como o campo de possibilidades e estratégias a serem utilizadas.

4 – Proporcionar ambiente acolhedor, respeitoso e seguro durante as sessões.

5 – Confidencialidade e ética: salvo em caso de risco ao paciente e à sociedade, os conteúdos abordados nos atendimentos estão seguros pelo Código de Ética e Sigilo Profissional. 

6 – Atendimento particular – em caso de necessidade, pode ser emitido recibo para convênio ou Imposto de Renda, medida a ser combinada previamente ou em caso de necessidade. 

7 – Estar disponível no horário agendado – cada sessão em psicoterapia tem duração de 50 minutos.

8 – O atendimento pode ser remoto / on-line conforme necessidade, distância geográfica e mobilidade reduzida ou comprometida. 

9 – Oferecer suporte psicológico via aplicativo, mensagem ou ligação telefônica em caso de necessidade ou urgência.

Início, duração e término: conforme a história de cada paciente

1 – Início: desde que ingressa na vida, o ser humano se encaminha para seu autoconhecimento e desenvolvimento. Essa é uma jornada que ocorre conforme internaliza percepções e experiências ao longo de sua história, podendo ser muitas e várias especialmente marcantes, o que determina que busque apoio psicoemocional. Obviamente, quanto antes a pessoa procura ajuda, tanto antes poderá experimentar mais tranquilidade. Em geral, seja qual a dinâmica ou sofrimento psíquico, nos dois meses iniciais, têm-se mostrado muito satisfatório para a retomada do equilíbrio emocional, encontros de dois horários por semana.

2 – Duração: enquanto haja conteúdo a ser ressignificado.

3 – Término: o momento da alta é sinalizado comumente pelo psicólogo, bem como o próprio paciente pode perceber que sua autonomia e autoestima estão elevados o suficiente para seguir confiante em sua vida. Nesse momento, o intervalo de um mês é estabelecido para que o processo seja direcionado a seu termo.